domingo, 9 de agosto de 2009

Sevilha 99: Salto para o topo

O calor e a humidade de Sevilha foram escolhidos como palco da estreia da prova de 20 Kms marcha femininos em grandes competições internacionais. A distância já tinha sido percorrida por várias atletas, mas à seria era a primeira vez. Susana Feitor vinha moralizada com o bronze do Europeu de 1998 e a 27 de Agosto alinhou à partida ao lado de outras 51 marchadoras. Do Algarve, de Lisboa ou de Rio Maior, foram várias as vozes de incentivo que recebeu ao longo de todo o percurso. Recorda-se particularmente das mensagens gravadas a spray à saída do estádio: "Força Susana", "Pechão está contigo" e "Susana, Susana". Um animo extra para quem tinha ambições, mas não sabia o que lhe estava reservado. O primeiro susto chegou aos sete quilómetros. "Senti uma espécie de esticão no meu posterior esquerdo e nessa altura pensava que se ficasse nas dez primeiras seria fabuloso", diz. Mas depois de metade da prova as adversárias iam ficando para trás e Susana continuava no grupo das 8, por isso "já só rezava para ser oitava". O cansaço era muito, mas o prazer da competição superava qualquer fadiga e a determinação levou-a ainda mais longe. "Na volta final dei por mim na cauda do grupo em perseguição do trio que lutava pelas medalhas: duas chinesas (Liu Hongyu viria a ganhar) e a russa Fedoskina. Esta foi desqualificada. Eu, a Saxby-Junna e a polaca Radtke tinhamos o pódio à vista". A australiana de 39 anos (na foto) avançou e a resposta da Susana por pouco não chegou para o terceiro lugar. Foi quarta com 1h31’23’’, a cinco segundos da medalha, mas à frente de nomes como Erica Alfridi, Jane Saville, Kjersti Platzer, Maria Vasco, Yelena Nikolayeva ou Irina Stankina, antiga campeã mundial, agora apenas 17ª. Dez anos depois continua a dizer que "foi das conquistas mais emocionantes como sénior. Um 4º lugar que me deu muito gozo, pela sua história e empenho, e em especial pela garra que tive nos quilómetros finais". Este resultado, a par de outro quarto lugar do maratonista Luis Novo, acabou por ser o melhor que Portugal conseguiu nesse verão quente de Sevilha.

1 comentário:

  1. Eu fui uma das que levou com o calor abrasador!! Foi também o meu primeiro mundial... A partir daí, fiquei fã!! Beijocas ;)

    ResponderEliminar