terça-feira, 11 de agosto de 2009

Paris 03: Marchar em "casa"

Consolidado o seu papel na marcha internacional, Susana Feitor chegava a Paris com o objectivo de ser finalista (entrar nas oito primeiras). Foi com esse propósito que se bateu durante toda a prova... até aos 17 quilómetros. Na altura era sétima. "A Susana Paixão, filha do meu treinador, apareceu a gritar para ter calma, pois tinha duas faltas no quadro. Fiquei em pânico", diz hoje Susana que recorda que "ia a marchar bem e previa um desfecho como em Edmonton. Mas 2001 foi um drama e não queria passar por outro, por isso abrandei muito". Abrandou tanto que nos últimos três quilómetros perdeu 45 segundos e foi ultrapassada por Melanie Seeger e Athanasia Tsoumeleka, que um ano depois viria a sagrar-se campeã olimpica e que abandonou o ano passado após analise de doping positiva. Susana foi 9ª (1h30'15''), à beira do seu objectivo. Venceu a russa Yelena Nikolayeva e Vera Santos foi 15ª na sua estreia em Mundiais.
De Paris há, ainda assim, boas memórias. Ao marchar na capital francesa, a atleta de Rio Maior sentiu-se literalmente em casa, já que sabia que ia encontrar a familia que tem a viver na região. "A minha prima Cidália e o seu filhote, que é meu afilhado, apareceram na Cité Universitaire, o que já me deu uma grande alegria". Só que a supresa maior estava para vir. Depois da prima, surgiu outro primo, e o irmão, e mais familiares e amigos que tinham seguido de Portugal, de carro e de avião. "Deu para chorar de alegria", ou não fosse Susana uma atleta também de grandes emoções para quem todo o apoio é pouco.

2 comentários:

  1. Quem estáva a tirar a foto...? Eu... ;)

    ResponderEliminar
  2. Que alegria também para nos !!! Nunca me esqueço... Mil beijos e cà em França costuma se dizer Mer.. para dar sorte !

    ResponderEliminar