Finalmente, em Julho, chegará a fase final da época de 2009. Um pouco à imagem das anteriores, teremos os Campeonatos de Portugal, na distância de 10 000 metros, e em Agosto o momento da época: o Campeonato do Mundo de Atletismo, em Berlim.
2008 deixou a sua marca como ano olímpico, mas o segredo do sucesso da vida está na capacidade de traçar novos caminhos. “Vencedor nem sempre é aquele que chega em 1º lugar! … Vencedor é aquele que depois de cair levanta-se e segue!”.
Não tem sido fácil reforçar a motivação para a dureza do treino e da competição dos 20 kms marcha. Até ao final do ano passado deixei o meu corpo recuperar. Tentei reorganizar algumas questões. Agora que estamos a iniciar um novo ano é altura de dar novos passos…
Os meus objectivos dividem-se quase de forma equitativa entre a faculdade e a minha vida de atleta. Apesar do peso desportivo ainda ser grande, a minha vida de estudante tem um peso determinante para o meu sucesso pessoal.
Olho em frente e tento imaginar cada passo a dar… vejo as minhas capacidades como atleta a serem desafiadas pelos 20 anos ao serviço da selecção nacional (com apenas 14 anos tive a primeira internacionalização, numa selecção de juniores em Agosto de 1989). É inevitável um certo desgaste físico, algum cansaço psicológico, algumas rotinas exausta. Segundo quem sabe das ciências do desporto, o meu corpo ainda tem muito para dar e há algo que me mantém no rumo, que me leva à luta, que me faz querer continuar a viver concentrada no alto rendimento: a competição e o prazer de competir!
Amália dizia que cantaria até que a voz lhe doesse. Não quero chegar a tanto, ou seja, competir até que as minhas pernas não possam mais, mas procuro algo especial. Apesar de estar grata por ter tido muitos momentos especiais, como nos mundiais de Helsinquia e Osaka, os JO têm-me mantido nessa procura. Só que para 2012 ainda falta muito e não quero programar nada tão distante. Uma coisa é certa, a maturidade que todo este caminho me deu, e a experiência do sucesso e do insucesso, provocam em mim uma agradável exaltação quando penso em cada passo a dar.
Estou quase pronta para o GP Rio Maior e para conseguir a selecção para o Mundial. Só depois me posso vou deixar “embalar” para Berlim. Será uma disputa renhida porque a marcha feminina portuguesa está na sua maior força de sempre. Tenho muito trabalho pela frente… e gostaria muito de aprender a falar alemão ;)
Susana Feitor
Olà Primita, Minha Little Cusine
ResponderEliminarUm ano cheio de sucesso para ti, na tua vida desportiva claro, màs também na tua vida pessoal. E que consigas aprender o alemao !!!!!
Metz è longe daqui, màs quem sabe ...!!
Mil beijos
Força Susana, desejo uma boa época para ti e não deixes de sonhar.
ResponderEliminarJocas
JCBrito