sábado, 3 de janeiro de 2009

Ano Novo… Objectivos Novos!!

O nosso calendário do atletismo de 2009 tem vários momentos importantes para a marcha portuguesa. Logo em Fevereiro temos o Campeonato Nacional em Vila Nova de Gaia. Depois, a 4 de Abril, teremos mais uma etapa do IAAF Race Walking Challenge, o Grande Prémio de Rio Maior. Nessa altura, estaremos a caminho da Taça da Europa de Marcha, um dos maiores desafios do ano, que decorre na cidade francesa de Metz, em Maio. Ainda neste período teremos algumas competições do circuito mundial, que serão relevantes para fazer marca aos 20kms, mas também para pontuar para a classificãção final.
Finalmente, em Julho, chegará a fase final da época de 2009. Um pouco à imagem das anteriores, teremos os Campeonatos de Portugal, na distância de 10 000 metros, e em Agosto o momento da época: o Campeonato do Mundo de Atletismo, em Berlim.

2008 deixou a sua marca como ano olímpico, mas o segredo do sucesso da vida está na capacidade de traçar novos caminhos. “Vencedor nem sempre é aquele que chega em 1º lugar! … Vencedor é aquele que depois de cair levanta-se e segue!”.
Não tem sido fácil reforçar a motivação para a dureza do treino e da competição dos 20 kms marcha. Até ao final do ano passado deixei o meu corpo recuperar. Tentei reorganizar algumas questões. Agora que estamos a iniciar um novo ano é altura de dar novos passos…
Os meus objectivos dividem-se quase de forma equitativa entre a faculdade e a minha vida de atleta. Apesar do peso desportivo ainda ser grande, a minha vida de estudante tem um peso determinante para o meu sucesso pessoal.
Olho em frente e tento imaginar cada passo a dar… vejo as minhas capacidades como atleta a serem desafiadas pelos 20 anos ao serviço da selecção nacional (com apenas 14 anos tive a primeira internacionalização, numa selecção de juniores em Agosto de 1989). É inevitável um certo desgaste físico, algum cansaço psicológico, algumas rotinas exausta. Segundo quem sabe das ciências do desporto, o meu corpo ainda tem muito para dar e há algo que me mantém no rumo, que me leva à luta, que me faz querer continuar a viver concentrada no alto rendimento: a competição e o prazer de competir!
Amália dizia que cantaria até que a voz lhe doesse. Não quero chegar a tanto, ou seja, competir até que as minhas pernas não possam mais, mas procuro algo especial. Apesar de estar grata por ter tido muitos momentos especiais, como nos mundiais de Helsinquia e Osaka, os JO têm-me mantido nessa procura. Só que para 2012 ainda falta muito e não quero programar nada tão distante. Uma coisa é certa, a maturidade que todo este caminho me deu, e a experiência do sucesso e do insucesso, provocam em mim uma agradável exaltação quando penso em cada passo a dar.
Estou quase pronta para o GP Rio Maior e para conseguir a selecção para o Mundial. Só depois me posso vou deixar “embalar” para Berlim. Será uma disputa renhida porque a marcha feminina portuguesa está na sua maior força de sempre. Tenho muito trabalho pela frente… e gostaria muito de aprender a falar alemão ;)
Feliz Ano de 2009 a todos, em especial boa saúde, porque o resto virá…
Susana Feitor

2 comentários:

  1. Olà Primita, Minha Little Cusine
    Um ano cheio de sucesso para ti, na tua vida desportiva claro, màs também na tua vida pessoal. E que consigas aprender o alemao !!!!!
    Metz è longe daqui, màs quem sabe ...!!
    Mil beijos

    ResponderEliminar
  2. Força Susana, desejo uma boa época para ti e não deixes de sonhar.

    Jocas
    JCBrito

    ResponderEliminar