segunda-feira, 11 de maio de 2009

O valor das Taças

A marcha portuguesa tem vindo a mostrar um bom valor colectivo ao longo dos anos. Se há 10-15 anos era muito à custa do desempenho individual de alguns atletas, agora os valores aproximaram-se, em especial no feminino, e o desempenho colectivo é sempre aguardado com expectativa. Na Taça da Europa já atingimos o ponto mais alto do pódio em 2005, em Miskolc (Hungria), na qual tive uma participação muito gira, das que mais me orgulha, pois fui 2ª (Prata) com 1h29'01''.
A última edição foi em 2007, em Leamington (Inglaterra), e mais uma vez os resultados foram de grande valia: 20kms Femininos - 4º lugar; 20kms Masculinos - 5º lugar; 50kms - 4º lugar. Recordo bem a minha sofredora prestação, pois estava a passar por uma fase menos boa, mas não podia deixar de dar a minha contribuição à selecção nacional e consegui um 14º lugar com 1h31'28''.
Pena que pouca gente valorize os resultados que os nossos atletas têm nestas competições. Falo da Taça da Europa, mas também da Taça do Mundo. São competições de marcha com um nível competitivo superior a qualquer Campeonato da Europa ou do Mundo, pois ao serem competições colectivas, cada país pode levar para cada prova até 5 atletas no caso da Taça do Mundo, e até 4 na Europa, enquanto que nos Campeonatos da Europa ou do Mundo cada país apenas pode levar até 3 atletas por prova. O que significa que potências como a China, a Rússia, Bielorrússia, Japão, Espanha ou Portugal levam um lote maior de atletas e todos eles podem disputar os lugares da frente. É claro que um Campeonato tem uma dimensão promocional muito superior que uma Taça, mas não devemos esquecer que a prestação das nossas equipas é de uma qualidade igual ou superior a qualquer Campeonato com classificações colectivas.
Não seria nenhuma injustiça reconhecer o valor que estas competições têm e serem-lhes atribuídos os prémios que o Governo consagra legalmente para as medalhas conquistadas colectivamente (como acontece por exemplo no Crosse) pelos nossos atletas nas Taças da Europa e do Mundo de Marcha.

Susana Feitor

Sem comentários:

Enviar um comentário