sábado, 11 de abril de 2009

Rio Maior e a lesão... esta e outras

Olá,
No sábado passado em Rio Maior, o meu resultado nos 20kms saiu... furado!!
As lesões são um dos aspectos fastidiosos do desporto, mas são algo com que os atletas têm de saber lidar, fazem parte da nossa carreira, uma vez que levamos constantemente o nosso corpo ao limite e às vezes ele cede. No entanto alguns momentos aborrecem-nos mais que outros, confesso que fiquei bastante chateada, em especial por ter sido “forçada” a parar numa das competições do IAAF Challenge, ainda por cima na minha terra!
Desde a competição no México que fiquei dorida em ambas as coxas, músculos posteriores. Melhorei entretanto, mas com o treino e competição de 10kms no final de Março, voltei a ter queixas. Fui recuperando com a ajuda da fisioterapeuta Susana Nogueira, no centro de preparação olímpica de Rio Maior, e notámos bons feedbacks.
A competição foi táctica desde o inicio, talvez pelo vento que se fazia sentir, mas o que é certo é que até aos 10kms o grupo dianteiro era grande e compacto, apenas com alguns ligeiros ataques da russa Sibileva, da Inês Henriques ou da irlandesa Olive. O andamento só se tornaria mais exigente após os 12-13kms. Entretanto, na passagem aos 10km já sentia uma dor aguda na minha coxa esquerda, o que me levou a parar uma vez na décima primeira volta (dos 11km para os 12km), fiz um ligeiro estiramento para tentar descontrair e retomei, pois senti que se marchasse com mais cuidado, mesmo que ficasse longe da luta do pódio, seria importante terminar. Mas a dor manteve-se e antes dos 13kms voltei a parar, já que abrandar não aliviou. E… decidi não continuar!

Lesão sem gravidade

No inicio da semana fui reavaliada pelo departamento médico da FPA e a ecografia confirmou uma ruptura minúscula de 2mm, um “achado ecográfico”, nada de grave! Mas se tivesse continuado talvez tivesse outro final e provavelmente agora poderia não conseguir a treinar por uns tempos.
Infelizmente nada de novo para mim, não só porque este tipo de situações são de algum modo habituais no desporto de alta competição, mas porque noutras circunstâncias idênticas tomei decisões diferentes e fui aprendendo a lidar com estas situações.
Na verdade tenho boas e más memórias relacionadas com lesões e competição.
Das boas, poderia destacar várias, mas recordo sempre a marca de 1h28'19'' nos 20kms em Hildesheim (GER) em 2001, num circuito irregular, em que aos 12,5kms senti uma dor aguda no músculo posterior da coxa direita, abrandei por uns metros, mas consegui arranjar uma forma confortável de marchar e consegui ir bem até ao fim. Dois dias depois a ecografia acusava uma ruptura de 10mm!
Das más memórias, destaco os 20kms em Sydney nos Jogos Olímpicos em 2000, em que apesar de ter conseguido um 14º lugar o meu esforço foi tremendo, pois uma semana antes no último treino de ritmo, quase no final senti uma “pontada” agressiva na face posterior da coxa esquerda, já sentia uma moinha há alguns dias e naquele dia foi a estucada final. A ecografia confirmou uma ruptura de 19mm. Dado que estávamos em Sydney e a poucos dias de competir, regressar estava fora de questão, devia esperar melhorar um pouco e só depois viajar tanta hora. Então decidi avançar na mesma, não estava perante uma competição qualquer e o pior que poderia acontecer seria não chegar ao fim. Com a coxa imobilizada fui aguentando e terminei em 14º, agravei a lesão, mas consegui chegar ao fim. A dureza acabou por ser também psicológica, pois sentia-me em grande forma, mas limitada. É uma memória difícil, mas chegar ao fim compensou o sacrifício. Em 2002 no campeonato da Europa em Munique, a história não foi muito diferente da de sábado em Rio Maior, mas com consequências bem mais graves, a dor aguda foi súbita e bastante mais forte aos 11kms, tive mesmo de parar. Mais uma vez fiz uma ruptura, na face posterior da coxa direita e desta vez acompanhada com derrame. Resultou numa paragem de 3 semanas.

Acompanhamento melhorou

O percurso na vida do alto rendimento é mesmo assim, é feito de momento fantásticos e de momentos difíceis. Precisamos saber dar a volta por cima e ter a paciência para recuperar bem de modo a retomar o caminho, com uma boa dose de aprendizagem.
É claro, que o ideal será termos fácil acesso a profissionais que nos ajudam não só a optimizar as nossas capacidades desportivas, como também a evitar danos graves e ensinar como dar a volta às várias situações quem nos vão aparecendo. Na verdade só nos últimos 10 anos as coisas melhoraram significativamente e tenho tido significativamente menos lesões. Em determinada fase do meu percurso como atleta não tive o acompanhamento adequado, nem eu ou o meu treinador tínhamos o conhecimento suficiente para determinar um limite ou programar o treino com sessões complementares para evitar algumas lesões. E talvez por alguma teimosia e muito querer, que são precisos, cometi alguns exageros em treinos e competições, em que não devia tido qualquer receio em parar ou adaptar as sessões de treino. E após 20 anos de alta competição tenho os meus músculos posteriores, de ambas as coxas, um pouco alterados (desarranjos musculares) devido a várias contraturas e rupturas.

A importância da saúde oral

São vários os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Por exemplo, ter uma higiene oral impecável é uma “arma” forte para prevenir algumas lesões musculares. Devemos ir com regularidade ao dentista (2-3x/ano) para controlar os nossos dentes e as gengivas. As cáries escondidas, inflamações que não damos conta ou outras situações que podemos não estar a controlar, podem debilitar o nosso organismo. Um foco infeccioso na boca pode afectar outros órgãos do nosso organismo. Um atleta pode perder até 20% do seu rendimento por distúrbios dentários.
A saúde oral é um aspecto fundamental para o nosso bem-estar geral e num atleta torna-se mais evidente. E por esta razão, quando saí da ecografia e soube o resultado falei de imediato com a dentista, que me observou no mesmo dia para excluir os dentes como uma provável causa. Sessões de treino e alongamentos próprios, uma alimentação equilibrada, uma suplementação adequada e uma boa recuperação (massagem/jacuzzi) após os treinos mais intensos, são ingredientes suficientes para ir prevenindo os danos.

Susana Feitor

Sem comentários:

Enviar um comentário