terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tudo pronto para Murcia


Tal como a própria já aqui contou, Susana Feitor está optimista em relação à prova com que vai encerrar a temporada. Domingo em Murcia, Espanha, participa na final do Circuito Internacional de Marcha da Feederação Internacional de Atletismo Amador (IAAF).

Susana não compete para a vitória final do circuito, uma vez que só terminou 3 das 4 provas exigidas pelo regulamento. As desitstências em Chihuahua, no México, e nos Jogos Olímpicos de Pequim deitaram por terra qualquer aspiração, muito embora os outros resultados conseguidos este ano no circuito sejam de grande valia.
A marchadora de Rio Maior foi segunda na etapa portuguesa, precisamente na sua cidade natal, com 1 hora 29 minutos e 31 segundos, marca que constitui o seu melhor da temporada. Seguiu-se o décimo lugar na Taça do Mundo, na Rússia, também abaixo de 1hora e 30 minutos. Susana voltou ao pódio em Cracóvia, na Polónia, com novo segundo lugar, só que este foi o último resultado pontuável para a classificação geral. Bastava ter terminado uma das duas provas em que desistiu ou competir numa das que ficaram foram do seu calendário (Sesto San Giovanni ou Corunha, por exemplo) para domingo estar na luta pelo prémio máximo.
Mesmo assim, face ao seu grande palmarés internacional e à forma que apresentou durante a temporada, surge em Murcia através de convite da organização e pode aspirar a um bom resultado, mesmo à frente de muitas das que ainda lutam pelo Challenge.

O favoritismo vai para a atleta mais regular em todo o ano e que lidera a classificação geral. A norueguesa Kjersti Platzer é cabeça de cartaz, ao lado de Susana, da irlandesa Olive Loughnane, de Vera Santos, da australiana Jane Saville, da russa Tatiana Sibileva (2ª na Taça do Mundo) e de Inês Henriques. Sibileva é outra das atletas que está fora das contas finais do circuito. A classificação antes da final pode ser consultada aqui no link que se segue. http://www.iaaf.org/mm/Document/Competitions/Competition/04/53/92/20080821114725_httppostedfile_OVERALLCHALLENGESTANDINGSafterOlympicGames-WOMEN_5693.pdf

Nos homens o destaque vai para os espanhóis, nomeadamente Paquillo Fernandez, favorito, mesmo estando também ele fora do challange. Um dos melhores marchadores mundiais da actualidade quer provar que Pequim não passou de um acidente de percurso. O líder da classificação, o mexicano Eder Sanchez marca presença, assim como o vice-campeão olímpico Jefferson Perez e o português João Vieira. Aqui fica a classificação masculina antes da prova de Murcia. http://www.iaaf.org/mm/Document/Competitions/Competition/04/53/93/20080822080216_httppostedfile_OVERALLCHALLENGESTANDINGSafterOlympicGames-MEN_5813.pdf

A prova feminina tem lugar às 10.45 (menos uma hora em Lisboa) e a masculina às 12.30.

Sem comentários:

Enviar um comentário