quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Challenge IAAF - As mulheres da final

Já é conhecida lista oficial de atletas que vão participar, domingo, na Final do Circuito de Marcha da IAAF. Embora nesta altura só oito atletas possam aspirar à classificação (por terem terminado pelo menos quatro das oito provas pontuáveis para o Challenge), estão confirmadas 20 presenças. Espera-se uma competição renhida entre cinco das dez primeiras nos Jogos Olímpicos e outras atletas de topo que falharam em Pequim, mas que ainda têm uma palavra a dizer em provas deste nível. É o caso de Susana Feitor, que está confiante numa boa prestação. Na sua única aparição pós-Jogos venceu uma prova de 3kms em Espanha, à frente de Kjersti Platzer e Vera Santos.

Face a tudo o que fez em 2008, Platzer reune grande dose de favoritismo. A norueguesa ganhou no México, em Portugal, em Itália e em Espanha, com uma regularidade ímpar em todo o circuito. A extraordinária temporada para a marchadora, de 36 anos, culminou com a sua segunda medalha de prata olímpica e um recorde pessoal ao nível dos melhores do mundo (ainda não actualizado na lista da organização).
Perto de Platzer poderá andar Elisa Rigaudo, bronze nos Jogos Olímpicos. A italiana, que conquistou o Challenge em 2004, foi, no entanto, mais inconstante durante todo o ano. Vamos ver se mantém a forma do seu recorde nacional de Pequim. A irlandesa Olive Loughnane, a grega Athanasia Tsoumeleka e a portuguesa Vera Santos são as outras top10 dos Jogos que estão em Murcia e todas com aspirações ao Challenge. São 5ª, 2ª e 3ª, respectivamente, na classificação geral.
Fora de Pequim, por razões que todos conhecemos, vai ser interessante acompanhar a forma em que se apresenta Inês Henriques. A atleta de Rio Maior está na 7ª posição (completou quatro provas) e pode surgir menos desgastada que outras que competiram nos Jogos Olímpicos.
Nesta lista destaque também para a romena Claudia Steff, Susana Feitor (já aqui analisámos toda a sua época e a condição em que surge em Murcia), Tatiana Sibileva, Sabine Zimmer e Jane Saville, 12ª, 15ª e 20ª, respectivamente, em Pequim, todas muito abaixo do esperado.
Apesar das ausências da campeã olímpica Olga Kaniskina, das melhores espanholas, Maria Vasco, Beatriz pascual e Maria José Poves (facto estranho até porque a prova é em "casa"), da portuguesa Ana Cabecinha, da bielorussa Ryta Turava (vencedora do Challenge o ano passado) e da chinesa Hong Liu, a prova de domingo tem todos os ingredientes para reunir grande interesse.
Semelhanças com a prova de Pequim, à partida, só uma. Apesar de não estar confirmado, a esta distância está prevista a queda de chuva e uma temperatura, à hora da prova, superior a 20 graus.


Sem comentários:

Enviar um comentário