quarta-feira, 5 de maio de 2010

Estágio em Flagstaff quase no fim

A maioria deste tipo de estágios prolongados é muito exigente, especialmente no aspecto psicológico, dado que estamos muito tempo com as mesmas rotinas e com as mesmas pessoas, não é fácil viver o dia-a-dia com a mesma vontade e energia. Se o ambiente for positivo e descontraído é mais simples manter a concentração e a motivação no treino é mais produtiva, por um lado, e por outro o tempo passa dum modo menos tenso.
O tempo desta vez passou mais rápido. Chegámos no dia 16 de Abril e já estamos na última semana de estágio. A zona é boa para treinar, com oferta variada de locais, mas estarmos vários atletas de diversas nacionalidades também é benéfico para a produtividade do treino e torna o ambiente mais agradável.

A meio da estadia tivemos os aniversários da Ana Cabecinha (26 anos) e da Inês Henriques (30 anos). Convidámos todos os atletas e treinadores a virem à nossa casa cantar os parabéns e comer uma fatia de bolo. Na segunda-feira passada, após um fim-de-semana recheado de muito treino, aproveitámos estar a poucas milhas do Grand Canyon e fomos contemplar uma das maravilhas mais grandiosas do mundo criada pela natureza.

Vim para este estágio com a minha preparação muito atrasada, devido à paragem provocada pela fractura no braço, mas aos poucos consegui recuperar algum tempo. Apesar de estar muito mais forte ao nível cardiovascular, todavia ainda estou longe dos meus ritmos habituais, nomeadamente nesta fase do ano. Daqui, iremos na próxima terça-feira, para a Taça do Mundo no México, a minha oitava participação e, pelo atraso que levo na preparação, devo pensar nesta competição com alguma cautela, até pelo clima e a altitude a que a prova se disputa. Prevêem-se temperaturas a rondar os 32ºC à hora da partida a 1450 metros de altitude. Não são condições fáceis para uma competição destas, no entanto a perspectiva colectiva no lado feminino é muito boa, não só porque somos uma equipa forte, como já temos mostrado noutras competições colectivas, nomeadamente na última Taça do Mundo na Rússia em 2008, em que fomos medalhadas de prata, mas porque também algumas das atletas mais fortes não estarão. São os casos da irlandesa Olive Loughnane, da russa Olga Kaniskina, das alemãs Melanie Segger e Sabine Krantz, da italiana Elisa Rigaudo e ainda da romena Claudia Steff (estas três últimas não estão em competição este ano por gravidez).

Vamos aguardar serenamente para ver o que vai acontecer em Chiuhauha, entretanto vou continuar empenhada na minha preparação, por agora em altitude, e depois da Taça do Mundo volto a casa para prosseguir na busca dos objectivos desta época.

Susana Feitor

3 comentários:

  1. Olá!
    Que os objectivos sejam concretizados ou superados.

    Boa sorte!

    PP

    ResponderEliminar
  2. Little cousine, como sempre estaremos todos contigo nessa prova !!!
    Beijos de França

    ResponderEliminar
  3. You'll do awesome...can't wait to read all about it!!

    ResponderEliminar