Rio Maior recebe já no sábado a 18ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha, a competição mais importante da disciplina que se realiza em território nacional e uma das mais importantes em todo o mundo, que integra o IAAF Race Walking Challenge.Susana Feitor, que já venceu a competição por oito vezes, alinha à partida dos 20 Kms, ao lado de grande parte do pelotão internacional. O destaque vai para a norueguesa Kjersti Platzer, vencedora de das últimas duas provas pontuáveis para o circuito. Entre as 31 marchadoras inscritas até ao momento destaque para as outras portuguesas de nível internacional. Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior) já mostrou bons momentos de forma em 2009, tal como Vera Santos (JOMA). A dúvida recaí sobre o estado de forma da recordista nacional Ana Cabecinha (Clube Oriental do Pechão), que foi apenas terceira no Nacional e desistiu em Lugano, na Suiça. Para além destas há que contar com a romena Claudia Steff, a russa Tatyana Sibileva, a alemã Sabine Zimmer e a irlandesa Olive Loughnane, isto só para falar nas mais cotadas.
Alessandra Picagevicz BRA
Cisiane Dutra Lopes BRA
Erica Rocha de Sena BRA
Tania Regina Spindler BRA
Ainhoa Pinedo ESP
Eugenia Gandoy ESP
Júlia Takács ESP
Lorena Luaces ESP
Marisa Pérez ESP
Rocio Florido Florido ESP
Verónica Colomo Díez ESP
Johanna Jackson GBR
Christin Elß GER
Sabine Zimmer GER
Olive Loughnane IRL
Kristina Saltanovic LTU
Sonata Milušauskaité LTU
Kjersty Plätzer NOR
Ana Cabecinha POR
Ana Cláudia Conceição POR
Inês Henriques POR
Maribel Gonçalves POR
Susana Feitor POR
Vera Santos POR
Ana Maria Groza ROM
Claudia Steff ROM
Tatyana Sibileva RUS
Chaima Trabelsi TUN
Olfa Lafi TUN
Rahma Mahmoudi TUN




Tendo em conta que, apesar de ser uma prova da Associação Europeia de Atletismo, o Troféu de Santa Eulália conta para a classificação geral do Challenge, Susana somou hoje mais 4 pontos, passando a ter dez, igualando Inês Henriques no segundo lugar, e só ultrapassada por Kjersti Platzer.




A ocasião também foi aproveitada para conviver com antigas atletas com quem Susana teve oportunidade de representar a selecção nacional no inicio da sua carreira. Foram os casos de Aurora Cunha, Albertina Dias e Manuela Machado.
Com Aurora Cunha partilhou a experiência nos Mundiais de Tóquio 91 e com Albertina Dias Estugarda 93, para além dos Jogos Olimpicos de Barcelona com ambas. Com Manuela Machado o convívio foi mais duradouro, uma vez que a maratonista só abandonou a alta competição depois dos Jogos de Sidney, em 2000.








