segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Susana no programa "Sociedade Civil" da RTP2



"Sociedade Civil" é um programa conduzido e apresentado pela jornalista Fernanda Freitas, todos os dias às 14h na RTP2. No dia 10 de Outubro abordou o tema "Desporto Escolar". Desta vez contou com presença da atleta Susana Feitor, de José Alves Diniz, presidente conselho directivo da Faculdade de Motricidade Humana, Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais e com João Pedro Graça, Coordenador Nacional do Desporto Escolar do Ministério da Educação.

Susana teve oportunidade de partilhar a história do inicio da sua carreira como atleta. Recorde-se que iniciou a sua prática desportiva numa actividade lançada pela Câmara Municipal de Rio Maior em parceria com as tele-escolas do concelho. A actividade era coordenada pelo então monitor desportivo, e hoje treinador de atletismo, Jorge Miguel, que conseguiu cativar imensos jovens para a experiência do atletismo e entre eles estava Susana Feitor. Jovens que podiam dar continuidade à sua prática no Clube de Natação de Rio Maior.
A atleta que temos hoje na alta competição “nasceu” duma parceria entre autarquia, escola e clube. Susana aborda muitas vezes este “triângulo” oficial como um dos exemplos no sucesso para o estímulo de jovens para a prática desportiva continuada, ou seja, a união de vários parceiros em torno do mesmo objectivo. Ainda na opinião de Susana, é na família que está o pilar mais forte da sociedade para qualquer actividade dos jovens. Os pais e encarregados de educação são os principais agentes no incentivo dos jovens a um determinado estilo de vida.
Mas muitos podem ser os intervenientes no estímulo para actividade física e Susana referiu um exemplo vindo da empresa que a patrocina, a Nobre, que, ao lançar uma campanha de fiambre enriquecido a pensar no mais jovens, também associou o exercício físico, tentando passar a mensagem de que a alimentação saudável junto a hábitos de vida activos, são uma boa receita para melhorar a qualidade de vida dos jovens.

Gala do Desporto Escolar

João Pedro Graça, em pleno directo no programa, lançou o convite a Susana para estar presente na Gala do Desporto Escolar, na Escola Secundária Luís Freitas Branco, no dia 16 Outubro.
E assim foi. A marchadora esteve presente para ser homenageada, juntamente com outros atletas, nomeadamente Vanessa Fernandes (triatlo) e João Gomes (esgrima).
"É uma honra receber este prémio do Desporto Escolar, pois sinto esta homenagem como um reconhecimento ao inicio da minha carreira como atleta, uma vez que hoje sou atleta de alta competição graças à junção de várias forças da sociedade, nomedamente a autarquia de Rio Maior, a escola e o clube. Passados 20 anos, continuo a pensar que é a melhor fórmula para conquistar mais jovens para a prática desportiva", disse Susana Feitor no final.


O programa "Sociedade Civil" pode ser revisto em:



Sem comentários:

Enviar um comentário