quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Momento de Reflexão

Olá a todos,

Chegou a fase da época desportiva, onde normalmente aproveitamos para fazer as devidas reflexões sobre o ano desportivo que passou.
É momento de análise, auto-critica, balanço, é também a oportunidade para reviver os momentos mais preponderantes... É necessário planear o novo ano, dum modo consciente para que se atinjam objectivos reais, sempre ambiciosos, mas possíveis.

A tentativa constante de ser melhor e fazer melhor, é algo patente e imprescindível no mundo e ainda mais relevante no mundo da alta competição, são estes momentos de reflexão que nos ajudam a tomar as decisões que muitas vezes podem fazer toda a diferença durante uma época ou para toda a vida.

Tento ter sempre em conta o que se foi fazendo ao longo do tempo, para reforçar as boas apostas e aprender com os erros, ao mesmo tempo é também uma maneira mais tranquila de entender novas realidades, ter consciência das nossas limitações e assim tomar decisões importantes...
Pode parecer simples, mas não é! É que entender a realidade composta por tanta variável e sentir confiança no que nos rodeia, tendo sempre presente que o sucesso em qualquer área requer vontade própria, mas ter também as "melhores" pessoas ao nosso lado... não é nada fácil! E sabe-se que tomar uma decisão terá sempre repercussões positivas e/ou negativas no nosso mundo. É claro, que o ideal, será evitar as repercussões negativas. É preciso um "grand savoir faire", para que mediante quaisquer que sejam as decisões ou soluções, que seja possível uma harmonia equilibrada para que o trabalho e a concentração neste, seja o melhor possível.

Depois dos objectivos estarem claros e das substâncias estarem esclarecidas e discutidas, é fundamental montar a estratégia, alimentar a motivação e percorrer o caminho... Parece simples!

Pois é... no meu ponto de vista, o processo de amadurecimento como pessoa ou como desportista é bem mais complexo do que às vezes parece, há quem o consiga dum modo tão espontâneo e natural que nem dá pelo tempo que passa, às vezes sinto algum constrangimento quando revejo o que passei, pois quase sempre sinto que podia fazer melhor e diferente, saber viver isso e com isso é também uma aprendizagem. As pessoas que me rodeiam são muito importantes, não só relevantes no meu trabalho, mas em especial, e sem dúvida o mais importante, são relevantes na minha forma de ver e abordar o mundo, os assuntos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Tenho sempre presente um sentimento de gratidão pela dádiva dos que me são queridos, dos que me estão próximos... vivemos em comunidade, não é certo?, com os bons e com os maus, mas sinto que estou sempre a aprender, inclusive com os que não estão comigo, ou não partilham das minhas ideias ou vontades.

Estes momentos de reflexão que tento fazer, servem sobretudo para reforçar/renovar a motivação, a orientação de modo a percorrer um caminho, que nunca se saberá ao certo onde nos pode levar e é aí que os chavões fazem mais sentido: ponderação; método; organização; gestão; saber ouvir; honestidade; sinceridade; frontalidade; vontade de fazer mais e melhor; pensar positivo; ter confiança; lutar pelo mais correcto; ser-se humilde e ao mesmo tempo convicto; evitar fazer juízos mas ter presente a justiça; evitar o conflito, ou o confronto, mas não dispensar a partilha de opinião, etc, etc...

Quem disse que "viver é fácil!", tinha razão!... mas saber viver é outra história bem mais complexa!

Susana

1 comentário:

  1. Pois é Little cousine, "viver é fàcil"...
    Sabes quem fala e porque é!
    Nao tenho dùvidas naquilo que tu vais ainda conseguir fazer

    Beijao grande

    ResponderEliminar