sábado, 2 de outubro de 2010

Passei a Individual...

O Clube de Natação de Rio Maior deu os seus primeiros passos no final dos anos 80, tal como eu, no atletismo e após todo este tempo, decidi tornar-me individual.
Foi uma decisão muito dificil, não foi precipitada, mas amadurecida nos últimos tempos.

A minha decisão...
Várias foram as razões me levaram a que esta decisão se tornasse mais certa no meu íntimo a cada dia que passava, e quanto mais reflectia sobre o assunto, mais se tornava claro a minha decisão.

Coloquei em causa de um modo especial a minha ligação emotiva ao clube, a sua dinâmina (ou a falta dela), quanto mais reflectia sobre a complicada gestão do CNRM, e nomeadamente da secção de atletismo, a qual também ajudei... mas mais distante me sentia.

Ao mesmo tempo também reflectia na minha impossibilidade em conseguir contribuir para ajudar a mudar esse cenário, uma vez que para mim essa seria a primeira hipótese, já que estando descontente com a situação, poderia ajudar a mudar, mas neste momento não me é possível de todo.
Por outro lado a minha ligação ao Jorge Miguel, figura do atletismo riomaiorense, impulsionador da modalidade de corpo e alma, meu colaborador nestes ultimos anos, contribuiu para esta decisão, uma vez que há alguns anos para cá que não trabalhamos com a mesma pujança e dinamismo de outros tempos.
Tudo isto me cria uma grande instabilidade emocional e um stress estranho, o que me tem levado a sentir cada vez mais afastada da mistica do clube e resultou neste cenário, ou seja tornar-me individual.

É o desfecho mais lógico neste momento e já que há algum tempo para cá amadureci o assunto, pesei mais o futuro que o passado, que foi importante e relevante na vida CNRM... talvez por isso a minha exigência em relação à sua gestão e dinâmica, também seja grande.

E agora?...
Continuo a representar a minha terra, continuo junto dos miudos e dos graúdos. Mesmo que me transferisse para outro clube qualquer, Rio Maior é uma representação intrínseca, é de coração, é uma ligação umbilical.

Sou de Alcobertas - Rio Maior - e para mim isso está acima de qualquer clube que possa representar ou filiar, mas também quero reforçar que esta minha decisão não tem qualquer conotação politica ou financeira, para mim são outros valores que me guiam a vida e não me podem faltar: o carinho, o apoio, o respeito, o reconhecimento das pessoas, são os que fazem a diferença... e se ainda por cima puder ganhar melhor na vida, tomo isso com gratidão!
É que isto de não representar um clube, não muda a minha atitude, continuo a ser a Susana de sempre, disponível para promover o desporto, nomeadamente o atletismo e em particular a marcha atlética.
Estou sempre disponível para promover os bons hábitos de vida e a prática da actividade fisica em geral, tal como os valores olimpicos, em especial junto dos mais novos. Continuo a ser uma defensora do equilibrio da alta competição com o desporto generalizado, pois uma vertente só faz sentido com a existência da outra, nomeadamente em Rio Maior com as condições de infraestruturas que a cidade oferece.

Surpresa de última hora... o Benfica!
Só que na fase final deste processo, e quando me proponho para oficializar a minha condição de individual na AAS, a noticia espalha-se e aparece o interesse do SLBenfica em contratar-me para o seu Projecto Olímpico. Mas não se concretizou...
Aponto duas razões, a primeira, e principal, que levou a que a segunda razão fosse muito relevante, foi porque tudo se processou dum modo quase espontâneo, rápido e de ultima hora.
O interesse do SLB só se revelou concreto no final do dia 29, em especial porque eu também não procurei outro clube para representar, mas assim que o SLB soube da minha vontade em me tornar individual, e só no dia 29 de setembro, ficaram mesmo muito interessados. Mas a verdade é que não houve tempo para negociar com calma a transferencia.
A segunda razão (e não menos importante que a primeira) da minha não entrada nos planos do SLB, foi que o CNRM, nomeadamente a secção de atletismo, não foi flexível a negociar, uma vez que não aceitaram a oferta do SLB. Este disponibilizava através da Benfica TV, a promoção durante a época de 2010/2011, a cidade de Rio Maior, o complexo desportivo, o clube, os jovens do clube, a Camara Municipal, etc.

Respeito a vontade da maioria das pessoas do clube, apesar de saberem que nunca exigi nada ao CNRM, que nunca me pagou um tostão para o representar e antes pelo contrário, pois também contribuí para que fosse beneficiário, tal como foi nos apoios financeiros vindos pela conquista das minhas medalhas ou pela minha integração no projecto olímpico.
Devo frisar que durante estes anos os apoios que recebi foram externos, nomeadamente da autarquia, como embaixatriz do desporto de Rio Maior, e da NOBRE (o qual repartia com o meu treinador Jorge Miguel), isto para "aliviar" a gestão financeira da secção de atletismo e garantir a minha manutenção.

Assim passei a individual e a secção nem recebe qualquer compensação pela minha saída, nem qualquer promoção por parte do SLB pela minha tranferência.
A questão é que na hora da minha opção, algumas pessoas não facilitaram e limitaram a minha escolha, apesar de entender que foi tudo em cima da hora, mas não sou menina de guerrinhas, nem de rancores... Se nunca criei problemas ao CNRM, também não o farei agora.

E assim no dia 30 de setembro de 2010, inscrevi-me na AASantarém, na nova época de 2010/2011, como individual, rumo a grandes objectivos, em especial aos nacionais e internacionais, mesmo que, tal como antes, tenha de sacrificar as competições mais locais.
Agora vou trabalhar para a manutenção no Projecto Olímpico de Portugal e lutar pela qualificação para o Mundial de Atletismo do próximo ano.

4 comentários:

  1. Como Amante da Modalidade que pratica (em geral) e como fã de uma atleta que não tem mais nada a demonstrar ao nível da Marcha Atlética (ao nivel desportivo)e como impulsionadora, dinamizadora e com uma personalidade ímpar ao nivel do desporto, quero deixar aqui, publicamente, o meu profundo desagrado pelo facto de não ter havido a possibilidade de adiar este seu novo "clube" (o "individual") e ter conseguido chegar a um acordo com outro clube (qualquer que tivesse sido). Continue com a mesma força que tem demonstrado até aqui... e quando refere que: "foi que o CNRM, nomeadamente a secção de atletismo, não foi flexível a negociar, uma vez que não aceitaram a oferta do SLB. Este disponibilizava através da Benfica TV, a promoção durante a época de 2010/2011, a cidade de Rio Maior, o complexo desportivo, o clube, os jovens do clube, a Camara Municipal, etc." e " Respeito a vontade da maioria das pessoas do clube, apesar de saberem que nunca exigi nada ao CNRM, que nunca me pagou um tostão para o representar", esse "leque" de "altas patentes" do seu ex-clube só demonstrou toda o nível intelectual, e gratidão por tudo o que se "APROVEITOU" de SI e dos SEUS LOGROS ao longo destes anos, que não são poucos...

    A imagem, o nome, deste seu ex-clube e um pouco da sua Terra estiveram sempre associadas à sua pessoa e "sem dúvida" é a "SUSANA FEITOR" que deve "agradecer" a todos eles pois "sem eles não seria nada".

    "OBRIGADO CNRM E NOMEADAMENTE AOS RESPONSÁVEIS DA SECÇÃO DE ATLETISMO POR ME MOSTRAREM QUEM É A SUSANA FEITOR".

    Após a ironia dos dois últimos paragrafos só me resta desejar-lhe BOA SORTE neste "novo clube" e como fã só "lhe deixo" abandonar a carreira de atleta depois da participação em Londres, onde o resultado é o que menos me preocupa... Boa Caminhada, e acredito que este factor lhe irá dar MAIS FORÇAS para demonstrar que ainda temos SUSANA por mais algum tempo...

    E dado que não sou propriamente de perto de Rio Maior e do CNRM, quando tiver oportunidade agradeço que me esclareça quem são a nível do Atletismo Nacional, pois eu devo andar um pouco desactualizado e não estou a par dos seus logros. Obrigado.

    Com os Melhores Cumprimentos e Saudações Desportivas
    Mario Rolla

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana,

    Antes de mais quero felicitar-te pela vontade de continuar, ainda que com outra dinâmica, com o teu Atletismo.

    Esta tua decisão foi, tal como a descreveste, bem pensada e já se vinha a concretizar há algum tempo na tua cabeça.

    Gostava apenas de dizer que, se o CNRM foi de alguma forma inflexível relativamente a toda esta situação, o que se poderá dizer de ti que tinhas a situação (como referiste) pensada.

    Pelo que percebo a proposta do SLB foi espontânea e no seguimento da tua vontade de ficar em indivual, situação que os responsáveis do CNRM só deverão ter ficado a saber no dia 30 pelo que percebi.

    Ora uma decisão destas, ainda que estivessem "pensadas" contrapartidas através do Benfica TV para o CNRM e para a cidade, não se toma só porque sim.

    Reconheço a falta de dinâmismo em alguns assuntos do CNRM, no entanto uma decisão destas não se toma num par de horas, como deves de saber.

    Também reconheço que CNRM e a sua cidade têm muito a agradecer à Susana Feitor, mas conhecendo minimamente o Atletismo, Rio Maior e o CNRM com todos os seus defeitos, também sei reconhecer que a Susana Feitor não se tornou nesta grande Atleta sozinha.

    Claro que se pode mudar muita coisa, claro que muita coisa está mal. Mas é preciso efectivamente mudar. Temos de fazer parte. Temos de discutir. Ir contra. DINAMIZAR. Intervir, usar os nossos conhecimentos, INFLUENCIAR.

    O CNRM somos todos nós, não são só os responsáveis administrativos ou os da secção.

    PS: Sr. Mário Rolla, convido-o a vir a Rio Maior à pista Municipal Susana Feitor a partir das 17h30 de Segunda a Sexta-Feira e a tomar conhecimento daquilo que diz desconhecer.

    Susana, força nisso e boa época de 2010/2011 (dá cabo delas!!!).

    Cumprimentos,

    Paulo Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Quero desejar-te a melhor sorte para este teu novo projecto.
    Continuo a ser teu fã

    José Brito

    ResponderEliminar
  4. Agradeço o Convite do Sr. Paulo Ferreira em visitar a Pista Municipal, local aliás onde nunca estive e terei o maior prazer em visitar assim que surgir a oportunidade.

    Julgo que não será para me mostrar um grande número de atletas em actividade, pois se é esse o objectivo do convite... retribuo o convite para visitar a Pista de Vila Real de Santo António pois também temos muitos.

    Peço-lhe desde já desculpas pela minha ignorância pois só dei pela existência do CNRM pelo facto da Atleta Susana Feitor o representar, mas acredito que muitos bons resultados surgirão em atletas oriundos e formados nesse Clube o que como amante do Desporto em geral e do Atletismo em particular muita alegria me proporcionará.

    Os Melhores Cumprimentos
    Mario Rolla

    ResponderEliminar