quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Uma espécie de balanço de "recta final"

Olá a todos, desde Portugal e em casa, que tem sido coisa rara nos últimos tempos!
Resta pouco para o final desta época desportiva.
Este ano, foi-me especialmente complicado em termos desportivos, nomeadamente nas competições de 20 kms. Várias foram as questões fisicas, logo a começar em Rio Maior a 4 de Abril, com problemas nos músculos posteriores da coxa esquerda, e depois mais tarde foi o meu abdómen (ovários). Apenas terminei duas competições de 20 kms, em seis das que me propus a realizar. Mas para além destas competições, também em treino tive vários contratempos, ao ponto de pôr em risco a minha selecção para o meu décimo mundial. A concorrência na selecção nacional é forte, pois temos tido quatro atletas em disputa para os três lugares possíveis, mas com tanto contratempo durante a época, também as minhas armas para lutar por um desses lugares estavam débeis. E após determinada altura já não me deparava apenas com as questões físicas. Também a minha “resistência” psicológica dava sinal de fraqueza, pois ao mínimo problema ou dificuldade que sentia, não respondia da forma que deveria ou como seria normal.
Após o mal-estar na Corunha, a 20 de Junho, cheguei a sentir que a minha viagem até ao Mundial em Berlim estava em perigo, mas ainda tive uma última possibilidade de contrariar a má onda de resultados, que seria em Dublin, na Irlanda, uma semana depois. Parti decidida e determinada, mas jogando pelo seguro, fazendo uma prova muito cautelosa e assim cheguei ao fim com 1h31’37, o que reforçou a minha selecção para Berlim, após se verificar que a Ana Cabecinha estava com dificuldades na sua preparação devido a lesões.
Depois dos Campeonatos de Portugal, no final de Julho, o modo como me senti trouxe-me mais tranquilidade e uma concentração menos tensa para competir em Berlim.
Apesar de saber que o desenvolvimento da época não me deixaria chegar às minhas condições competitivas habituais, mas com a parte final da preparação mais consistente e conseguida, senti que poderia continua a pensar numa luta para entrar no Top 10 no Mundial.
Penso que se notaram bem todos estes aspectos na forma como conduzi a minha prova em Berlim, sem entrar em “loucuras” e a conter o meu espírito competitivo mais aguerrido. Em vez da emoção, joguei muito com a razão, o que não impediu que fosse difícil atravessar a fase dos 16 aos 19 quilómetros. Imenso calor e humidade sentidos naquele dia, tornaram a prova numa espécie de gestão de vários aspectos, desde o esforço físico e emocional, aos abastecimentos, mas em especial aos refrescamentos, o que no final reforçou a minha satisfação: chegar em décimo lugar, no meu décimo mundial, aos 34 anos, depois duma época “chata”. Voltei a sentir o prazer que faz estar no alto rendimento desportivo e o prazer que sinto em vestir a camisola da selecção nacional!
Nesta fase sinto algum desgaste, talvez até mais psicológico que físico, pois estes últimos meses foram muito exigentes, mas o facto de ter tido o resultado que tive e ter sentido à minha volta boa energia de muita gente querida, faz com que a minha motivação ainda esteja em força.
Só falta mesmo disputar a Final do IAAF Race Walking Challenge 2009, em Saransk - Rússia, no dia 19. Para além da alteração das regras do Challenge para 2009 não ter sido feliz em alguns aspectos, às vezes é difícil aceitar algumas decisões superiores sobre a escolha de determinados locais para competições deste nível. É que a viagem que temos de fazer até Saransk, cidade que fica algures, longe e perdida no meio da Rússia, e todo o processo para obter o visto e datas mais certas para ir até lá, têm sido uma verdadeira aventura. Ainda bem que a distância em causa é de 10 kms e não os habituais 20, pois se assim não fosse, seria penoso e muito difícil chegar a Saransk em boas condições físicas para uma disputa que se adivinha muito forte!

Susana Feitor

2 comentários:

  1. Olá amiga, espero que esteja tudo bem, sei muito bem como foi este seu ano e voce mais que nunca sabe o que me passou, pois bem ja que falamos e vivemos praticamente a mesma coisa , sei o quanto é dificel os treinos fisicamente e muiiiito mais psicologicamente, por isso estar como pessoas como você só me traz força e determinação pra mais um ano de treino, saiba que és especial e uma atleta de muita garra, ahhhh e não esqueça do convite, a vaca ja esta na sombra...um garnde abraço.....

    ResponderEliminar
  2. Descobri o seu blog por puro acaso, mas deixe-me disser que me agrada muito que o tenha, pois assim permite uma maior proximidade quem a admira, e posso-lhe garantir que é muito admirada, pelo mundo fora, mas em especial em Rio Maior, que aconteça o que acontecer não a esquece-la! Não me vou alongar muito mais, só desejar-lhe tudo de bom na vida, e muitos mas memsmo muitos parabens por tudo o que conseguiu até agora!!

    ResponderEliminar