Flags está a 2100m de altitude, o que tem feito desta cidade um dos locais escolhidos por atletas de todo o mundo para estágios das mais variadas modalidades, em especial atletismo e natação. São exemplo disso Paula Radcliffe (corredora Britânica de 10 mil e maratona) ou Kjersti Platzer (Prata em Pequim nos 20km Marcha) e o seu irmão Erik Tysse, ambos marchadores noruegueses e com quem treinamos habitualmente aqui em Flagstaff e no estágio de Verão em St. Moritz (Suíça).
É bom estar de volta, em especial nesta altura do ano em que não temos locais em altitude
Sabe bem vir até cá, não só pelo objectivo altitude e pelo clima, mas em especial também porque sabe bem mudar um pouco o local de treino. Estar em grupo com os Platzer’s também é estimulante, pois treinarmos com atletas de elite que têm objectivos similares aos nossos, ajuda-nos na luta pelos mesmos propósitos.
A primeira semana passou rápido, a adaptação está ser como previsto. É uma semana especial por estarmos a 2100 m, pois o esforço no treino deve ser progressivo e, por isso, só hoje fiz o meu primeiro treino mais intenso, 22 kms no circuito de 4,5km da floresta. É um circuito relativamente uniforme “sobe e desce” e no meu caso bastante proveitoso, pois para além de treinar a resistência também faço reforço especifico. Apesar de sentir alguma dificuldade na adaptação respiratória, treino correu bem, respondi bem ao ritmo e respectiva frequência cardíaca. O clima ajudou, estava frio mas com um sol muito agradável.
Estou satisfeita com a primeira semana a 2100 metros!
Susana Feitor