
A todos os nossos visitantes
e amigos desejamos um
FELIZ NATAL E
PRÓSPERO ANO NOVO!
...................o blog de notícias da........................
Foi precisamente há uma semana que o "Correio da Manhã" publicou na sua rúbrica "O olhar de..." várias opiniões de Susana Feitor sobre temas que marcam a actualidade. A marchadora fala de assuntos como o processo Face Oculta, o combate à corrupção e a violência doméstica. As respostas podem ainda ser consultadas na edição online do jornal em http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=069BDE1B-4861-4B7F-878C-3201D537C87F&channelid=00000152-0000-0000-0000-000000000152
Susana Feitor marcou esta semana presença num evento de solidariedade promovido pela Fderação Portuguesa de Atletismo e pela Adidas, que decorreu na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Mestre Domingos Saraiva, em Mem Martins. A marchadora de Rio Maior foi, juntamente com Nélson Évora e Naide Gomes, uma das presenças mais notadas no evento. A escolha deste estabelecimento de ensino não foi inocente, uma vez que é das escolas que mais se destaca na prática de atletismo, inserida no Desporto Escolar. Foi uma boa oportunidade p
ara os jovens tomarem contacto com atletas internacionais que já deram, e continuam a dar, grandes alegrias as portugueses. Para além do relato de experiências, os jovens receberam um presente de Natal antecipado com o material desportivo cedido pela Adidas. Uma sessão bastante concorrida que contou também com a presença de representantes
da marca em causa, da federação e do Desporto Escolar. A acção fica como exemplar, e deve repetir-se, envolvendo os vectores principais de uma modalidade desportiva, como grande incentivo à prática de actividade fisica. Foi um dia inesquecível para estes alunos que esperam, também eles, um dia vir a brilhar nas pistas.
No dia em que ficaram definidos os grupos da fase final do próximo Campeonato do Mundo de Futebol, Susana Feitor foi uma das convidadas da Adidas para o lançamento da bola "Jabulani", que no próximo Verão vai rolar nos relvados da África do Sul. A marchadora teve oportunidade de constatar o toque da tecnologia da bola que, para muitos, vai ser decisivo no Mundial. Ao lado de Susana es
tiveram outros desportistas associados à Adidas, como os futebolistas Liedson (todos do Sporting), Rui Patrício e João Moutinho, o jogador de andebol Carlos Carneiro (Benfica), e o também atleta Marco Fortes. A sessão decorreu no Almada Forum.
Susana Feitor recebeu uma das menções honrosas em mais uma cerimónia de aniversário da Associação de Atletismo de Santarém, da qual faz parte o Clube de Natação de Rio Maior, que a marchadora representa. Uma sessão que contou com a presença da presidente da Cãmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e de Vitor Mota, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. Inês Henriques, companheira de treinos de Susana, recebeu o prémio de atleta do ano, e Jorge Miguel, treinador de ambas, foi distinguido co
mo técnico do ano. O CNRM e o Grupo Desportivo de Fátima receberam os prémios de clubes do ano e Samuel Remédios foi considerado atleta revelação. Para além de Susana Feitor, também João Vieira, Sérgio Vieira e Luis Lopes, todos do Clube de Natação de Rio Maior, receberam menções honrosas pelos seus desempenhos desportivos no último ano.
Já está nas bancas a mais recente edição da revista "Villas e Golf", com uma reportagem de duas páginas com Susana Feitor. A marchadora fala da sua carreira, mas mostra também a sua ligação a outras modalidades desportivas. Foi com esse espírito que aceitou o desafio qu
e aprender o básico do golf, sob orientação de António Maia, responsável do Golden Eagle de Rio Maior (http://www.goldeneagle-golfresort.com/pt). A sessão decorreu no campo do Hotel Villa Batalha (http://www.hotelvillabatalha.com/). Quem sabe se não nasce aqui uma nova carreira...










A Associação Europeia de Atletismo (AEA) decidiu atribuir a organização da Taça da Europa de Marcha de 2011 a Portugal. A competição vai realizar-se, como sempre, na Primavera, tendo a escolha recaído na localidade algarvia de Olhão, conhecida pelo dinamismo empreendido em torno da disciplina pelo Clube Oriental do Pechão. A prova já tem data, 22 de Maio, e terá como grande ensaio geral o Campeonato Nacional de Marcha (habitualmente disputado no Inverno). Na ocasião, decorrerá em simultâneo um das provas do circuito europeu da AEA. Uma boa notícia para a marcha nacional que terá uma grande oportunidade de mostrar a potência que é a nível internacional, mas desta vez dentro de portas.
Numa associação entre a prática desportiva e o mundo do software informático, Susana Feitor, Nélson Évora, Francis Obikwelu e Cândido Barbosa passaram a última noite, literalmente, a dar computadores portáteis. Convidados da Worten do Centro Comercial Colombo (Lisboa) para apadrinharem a i
niciativa que serviu de lançamento ao Windows 7 em Portugal, os quatro assistiram a várias séries de saltos que tentaram associar leveza e rapidez, as mesmas que o novo sistema operativo da Microsoft pretende transmitir. O melhor de cada série recebia o tão desejado portátil. E apareceram concorrentes e
quipados a rigor (até um Super Homem marcou presença), com saltos para todos os gostos e feitos, a provar que, para além de aptidão fisica, imaginação não falta aos portugueses. Uma sessão muito participada, mesmo tendo em conta que teve inicio às 23 horas.
Professor Albino... Sinto-me grata por ter partilhado consigo tantas conversas e ideias estimulantes! Sem dúvida, um homem visionário! Deixa-nos uma herança muito rica! Amanhã vamos dizer-lhe um "Adeus"... o seu corpo deixou-nos!... mas o seu exemplo e tudo o que nos mostrou ser como homem, perdurará connosco! Vamos sentir saudades suas!!
E digo "vamos", não só porque sei que seremos muitos a sentir, mas também porque até ao último dia que esteve entre nós continuou a ser o Albino de sempre, mesmo com as "partidas" que o seu corpo lhe estava a pregar.
Descance em paz, meu caro!
....
O Professor Albino Maria, faleceu no hospital em Santarém na segunda-feira! O seu corpo cedeu ao sofrimento atroz que vinha padecendo há longos meses... Foi um lutador até ao fim, mostrou-nos como a força de espírito e a motivação pela vida fazem a diferença neste mundo!!
Susana Feitor é uma das atletas convidadas pela cadeia de lojas Worten para o lançamento em Portugal do Windows7 da Microsoft. A loja escolhida para o efeito é a do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde a marchadora e outros primeiros planos do desporto nacional vão participar numa iniciativa com alguns saltos que pretende simbolizar a leveza do novo software informático. Para antecipar a chegada do programa a Portugal, agendada para quinta-feira, a Worten organiza a sessão na noite de quarta-feira, a partir das 23 horas.
A 12ª edição da Meia Maratona da Moita tem Susana Feitor como madrinha. A prova decorre amanhã, com partida marcada para as 10.30 da manhã. Previstos estão alguns dos melhores fundistas nacionais e estrangeiros, num percurso que tem a particularidade de passar por todas as freguesias do concelho da Moita. Paralelamente decorre a mini-maratona, aberta a populares, na extensão, aproximada, de sete quilómetros.
Numa altura em que se encontra mais concentrada no estudos e após a participação na campanha autárquica, Susana Feitor aproveitou o último fim-de-semana para descomprimir com uma visita à Moda Lisboa. Este ano, o principal evento da moda portuguesa associou-se ao desporto ao abrir a passerelle à Adidas, marca que patrocina Susana e grande parte dos principais atletas nacionais. Dois deles, Nélson Évora e Naíde Gomes, desfilaram mesmo e, dizem os presentes, convenceram!
Também na minha freguesia, Alcobertas, a candidatura "Sempre pela Positiva" não saiu com o maior número de votos, a maior votação coube também à coligação "Juntos pelo Futuro", com Marcolino Alves Duarte e a sua equipa. Marcolino já exerceu o cargo de presidente de junta e volta após alguns anos fora destas andanças.
Depois dos resultados, muita coisa se diz, muito se analisa, todos são analistas, muita conversa de café. Registam-se as falhas e os sucessos, o que foi dito e o que não foi, os boatos e as mesquinhices, as grandezas e as "pequenezas" , os projectos mais válidos e os menos válidos... Mas o que realmente importa é que a nossa terra siga a rota do bom desenvolvimento. Começa um novo ciclo, o povo foi soberano e exerceu o seu direito, dando a vitória a Isaura Morais e à sua equipa. Daqui quero endereçar as minhas felicitações e desejar o melhor, pois como já disse várias vezes, acima dos partidos e das diferenças ideiais, estão os projectos, estão cidadãos, está a nossa terra!
A movimentação em Rio Maior teve alguns aspectos inéditos, um desses aspectos foi a organização de novas e diferentes candidaturas, para além das organizações habituais (CDS, PCP-PEV, PS, PSD) foram novidade as do Bloco de Esquerda e do MICRM (Movimento Independente do Concelho de RM).
É a sociedade plural e dinâmica a funcionar em pleno!
.........................................
Já estamos a chegar ao fim da campanha que visa eleger os nossos autarcas. E longa que ela vai… depois duma pré-campanha para as legislativas e da respectiva campanha para as mesmas… logo a seguir e quase sem respirar, vieram as autárquicas! Uma grande marcha, diria eu!
Pela primeira vez na história os Jogos Olímpicos vão falar português. O Comité Olímpico Internacional atribuiu esta sexta-feira a organização da XXXI Olímpiada à cidade de Rio de Janeiro (Brasil). Um motivo de festa para todo o povo brasileiro em representação da lusofonia. A candidatura contou, de resto com o apoio incondicional do Comité Olímpico de Portugal. Para além de serem os primeiros Jogos da história na lingua de Camões, é também inédita a organização sul americana. Susana Feitor já não estará presente como atleta, mas quem sabe não estará no Rio noutra qualquer condição? Para já associa-se à festa canarinha.
Susana Feitor participou na quarta-feira numa acção pública sobre prática desportiva, integrada na campanha socialista às eleições de domingo. No Cine-Teatro de Rio Maior, discursou ao lado de nomes como Rosa Mota, Silvino Sequeira (Presidente da CM Rio Maior) ou Idália Moniz (candidata pelo PS no circulo de Santarém). A marchadora partilhou a sua experiência na área do desporto e a opinião acerca do actual cenário no país. Uma intervenção que visou em especial as medidas que há muito os atletas reenvidicavam com justiça e que tardaram a ser legisladas, como foi o caso do diploma sobre o alto rendimento, recentemente promulgado pelo Presidente da República, onde está prevista uma revolução total no sistema contributivo dos atletas, na segurança social e no IRS, e que prevê também um apoio no pós-carreira. Susana Feitor falou também do último ciclo olimpico, que foi "sem dúvida o mais estável em termos de orgânica, disponibilidade de apoios e de acompanhamento dos atletas, algo que no passado não aconteceu". A atleta deixou ainda a noção de um "caminho muito grande a percorrer na matéria da formação académica em paralelo com a actividade de atleta de alto rendimento. Este passo tem sido dificil, dado que as universidades têm a sua autonomia e os próprios professores também têm de estar disponíveis", disse no final.
Com a época competitiva terminada, Susana Feitor foi ontem "cliente" por uma manhã do ginásio Holmes Place de Miraflores, nos arredores de Lisboa. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a marca Adidas, levou vários nomes do despor
to português a desempenharem funções bem diferentes daquelas a que estão habituados, mas dentro de um espaço que apela e promove a pratica de exercício fisico. Do "recepcionista" Nuno Gomes, aos "personal trainers" Nélson Évora e Naide Gomes, passando pela "massagista"
Telma Monteiro, até aos "alunos" Susana, Tomaz Morais e João Correia, foi um par de horas bem passado que serviu para assinalar a recente parceria entre a cadeia de ginásios e a marca alemã, que passa a vestir os funcionários do Holmes Place, empresa líder do mercado a nível nacional.
À semelhança do que aconteceu há 4 anos, Susana Feitor volta a estar na corrida eleitoral autárquica do próximo dia 11 de Outubro. Na sua vida activa paralela à carreira desportiva, a marchadora está ao lado do actual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, que concorre para um sexto mandato. Silvino Sequeira (PS) fez o convite a Susana que aceitou estar outra vez ao lado de um homem que sempre a apoiou na sua condição de atleta e de principal símbolo do concelho que a viu nascer. Este apoio é declarado, como independente, no décimo lugar na lista socialista à Câmara de Rio Maior, uma posição à partida não elegível.
Susana Feitor foi esta manhã 6ª classificada na final do IAAF Race Walking Challenge 2009, disputada em Saransk (Russia), com temperaturas muito baixas, nunca acima dos 10 graus. A competição foi ganha pela grande dominadora do circuito Kjersti Platzer, que confirmou a sua supremacia ao longo de todo o ano (excluindo a desclassificação no Mundial de Berlim). Uma saída em grande da competição para a extraordinária marchadora norueguesa que hoje colocou um ponto final numa carreira brilhante em que conquistou duas medalhas olímpicas. Na prova, este ano na distância de 10 Kms, participaram também (para além das 8 finalistas do Challenge) várias atletas russas que se intrometeram entre as mulheres que corriam para o prémio final. Assim, nas contas da corrida Susana foi 10ª com 44'25'', sendo sexta, e melhor portuguesa, na classificação do circuito mundial da IAAF. A seguir a Platzer entrou a vice-campeã mundial Olive Loughnane e a italiana Elisa Riguado. Vera Santos foi 7ª e Inês Henriques 8ª. Susana Feitor acaba assim uma temporada dificil com um resultado positivo.
Já em Saransk, depois da longa viagem até à capital da região russa da Mordóvia, Susana Feitor soube que das 12 atletas qualificadas para a final do IAAF Race Walking Challenge só 8 vão alinhar à partida (pondendo participar outras marchadoras, mas sem entrada nas contas para o prémio final). Assim, do lote previsto, abdicam da competição a alemã Sabine Zimmer Krantz, a lituana Kristina Saltanovic, a espanhola Beatriz Pascual e a checa Zuzana Schindlerová. Nesta longínquia cidade, 11 horas de comboio de Moscovo, estão já, para além das 3 portuguesas (Susana Feitor, Vera Santos e Inês Henriques), Kjersti Platzer (NOR), Olive Loughnane (IRL), Elisa Rigaudo (ITA), Claudia Steff (ROM) e Ana Maria Groza (ROM). Resta saber quantas russas se juntarão a estas para o inicio da
prova de 10 Kms, embora desta nenhuma possa pensar no prémio de 30 mil dólares para a vencedora. Saransk recebe pela segunda vez a final do Challenge. A escolha desgasta muito os atletas, devido à longa viagem, mas está associada ao facto desta cidade ser a capital russa da disciplina. É aqui que está sedeado o Centro de Preparação Olímpica responsável pela formação dos últimos três campeões do mundo: Olga Kanisnina (20 Kms femininos), Valery Borchin (20 Kms masculinos) e Sergey Kirdiapkin (50 Kms).
Susana Feitor e os restantes três atletas portugueses qualificados para a final do IAAF Race Walking Challenge (Vera Santos, Inês Henriques e João Vieira) parte amanhã bem cedo para Saransk (Russia). Uma viagem bastante longa que começa com a ligação aérea a Moscovo (via Madrid), seguida de 11 horas de comboio até à cidade que organiza a prova, onde os atletas só devem chegar às 6 da manhã de sexta-feira. Para a final feminina do Challenge estão qualificadas 12 marchadoras (que participaram sem desqualificar em pelo menos quatro prov
as do circuito). Só estás podem aspirar à vitória final, mas aqui há algumas novidades, ou pelo menos entende-se que há. Se até à edição transacta a vitória final no Challenge era decidida pelo somatório dos pontos conquistados ao longo de toda a época, desta vez parece que as 12 qualificadas partem em pé de igualdade (tal como acontece na final mundial de provas de pista). Dizemos parece porque é tudo muito pouco perceptível no regula
mento. Para além das 12 atletas nessas condições, a organização pode convidar outras marchadoras, mas nem sobre essas há informação. A comunicação russa da prova deixa muito a desejar, tal como a da IAAF que a dois dias do evento não tem qualquer referencia na sua página. De qualquer das formas, pelo que se percebe, essas convidadas nunca irão interferir na classificação da final do Challenge, mesmo que ganhem a prova. Entre as que lutam pelo prémio final, sabe-se que vão estar, para além das três portuguesas, a dominadora do circuito Kjersti Platzer e a vice-campeã mundial Olive Loughnane. Certa é a ausência de Sabine Zimmer Krantz. Sobre as outras atletas em condições de chegar ao ambicionado prémio pouco nada se sabe. São elas Elisa Rigaudo, Claudia Steff, Beatriz Pascual, Kristina Saltanovic, Ana Maria Groza e Zuzana Schindlerová. Outra novidade é o facto da prova ser apenas de 10 Kms quando praticamente todo o circuito foi disputado em 20 Kms, tanto para homens como para mulheres. Susana já conhece o circuito. Diz tratar-se de cinco voltas de dois quilómetros "num traçado rápido". A march
adora de Rio Maior encontra-se bem e tem treinado sem limitações, mas não se sabe se estará ao nível do ano passado quando venceu em Murcia (Espanha), naquele que foi o seu melhor resultado de 2008.

O site atleta-digital.com publicou um documento em que é possível conhecer a história dos dez Mundiais de Susana Feitor. Esse documento, acessivel em http://www.atleta-digital.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2747, não é mais que uma compilação dos trabalhos criados e publicados no http://www.susanafeitorg.blogspot.com/ nas semanas que antecederam a participação da marchadora em Berlim. À história dos nove Campeonatos do Mundo disputados até então o site juntou o resumo para participação na capital alemã.