quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Susana chegou de Pequim
Ainda a recuperar do que se passou nos Jogos Olímpicos, a marchadora olha já para a próxima prova, marcada para 21 de Setembro na cidade espanhola de Murcia. Trata-se da final do Challenge de Marcha da IAAF. Face à desistência em Pequim, Susana não está qualificada para as contas finais desta competição, mas não deixa de ir fazer a prova.
domingo, 24 de agosto de 2008
Jogos chegaram ao fim
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Comissão Internacional de Atletas Olímpicos

quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Obrigado!
Muito obrigado a todos!
"As pernas ainda estão a tremer"
"A prova partiu muito rápida e eu não sou dessas de partir assim. O piso estava encharcado. Para marcharmos bem era muito baixinho e sempre a pontapear a água". "Quando percebi que estava a andar demasiado rápido deixei o grupo ir e concentrei-me na minha competição. Quando faltavam mais ou menos cinco voltas, as minhas pernas morreram e ainda as tenho a tremer. Andei demasiado rápido no início, talvez tenha sido essa a razão. Quando me procurei, já lá não estava".
A marchadora, com um palmarés dificil de igualar, esteve igual a si própria no momento de falar aos jornalistas. Apesar da tristeza, assumiu tudo o que se passou, com a frontalidade e humildade que lhe são reconhecidas. Até na altura de dar os parabéns a Ana Cabecinha por ter batido o recorde nacional que era seu desde 1999. As duas trocaram no final um longo e sentido abraço.
E agora? Agora não se baixa os braços. Outra coisa não seria de esperar. Londres 2012... ainda é cedo para falar... mas os Mundiais der Berlim são já no próximo ano e Susana promete lutar por um lugar na, cada vez mais dificil, selecção nacional.
Susana desistiu




quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Susana Feitor- 5ª Olímpiada - Esta madrugada!


Obrigada!
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Frustração
É um dia triste para o atletismo e para o desporto português, mas nesta altura tenta-se em Pequim que isso não afecte quem ainda vai entrar em prova. É o caso de Susana Feitor. Está triste, mas tranquila. Ela é assim. Não consegue ficar indiferente às vitórias e derrotas dos seus pares. Se ontem vibrou com a prata de Vanessa Fernandes, hoje está assim por causa do sucedido a Naide Gomes. Mas, como a Naide, Susana é grande e espera-se que ela e os outros portugueses, que ainda vão pisar o maior palco desportivo do mundo, superem esta frustração.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Mensagens de apoio
"Rui para Susana Feitor @ 17-08-2008 13:11
Susana,Sei que não me conheces mas não podia deixar de te dizer que eu sou uma das pessoas que acredito em ti enquanto atleta!Todas as tuas prestações nos Jogos Olimpicos só demonstram que és uma PROFISSIONAL DE QUALIDADE NA MARCHA. As maiores felicidades. "
Este é apenas um exemplo do que lá pode ser encontrado e que, de certo, dá muito ânimo à marchadora. Vamos mostrar o nosso apoio à Susana nestes dois dias que antecedem a sua prova com mensagens! Esperamos aqui os vossos comentários!
Injecção... mas de adrenalina


Apoios de peso


Compras entre treinos para descomprimir

Numa tarde mais descontraída, aproveitaram as duas para fazer compras, mas dentro do perímetro aldeia olímpica. Susana está de tal forma empenhada na prova da madrugada de quinta-feira, que deixa eventuais passeios fora do espaço onde está instalada para depois da competição.

Esta manhã (segunda-feira) Susana também já treinou e fez terapia de recuperação física. O almoço foi na companhia da representante da sua marca desportiva, a Adidas, e de amigos que a foram apoiar a Pequim. Estes encontros decorrem na zona internacional. Um espaço onde é possível aos atletas receber algumas pessoas próximas. Em Pequim a área é bem maior que em anteriores olímpiadas e está localizada mesmo junto ao refeitório. Tem a particularidade de estar no mesmo espaço onde é a residência oficial do presidente da câmara local.
sábado, 16 de agosto de 2008
A lição dos homens

Seguiu-se uma conferência de imprensa para os jornalistas portugueses, a última antes da prova. Susana mostrou-se cautelosa, mas confiante no trabalho que tem vindo a desenvolver. Nesta altura não pretende falar de lugares ou de marcas, mas há muito que é sabido que gostaria de terminar entre as oito primeiras. Essa é de resto a previsão do site da IAAF, que, num texto de antevisão da prova, diz que Susana Feitor é, a par de Vera Santos, da norueguesa Platzer, da bielorussa Turava e da espanhola Vasco, uma das candidatas a intrometer-se entre as favoritas russas. Assim esperamos todos! É possível aceder ao artigo neste link: http://www.iaaf.org/OLY08/news/kind=108/newsid=46456.html

sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Treino duro mas positivo
Na companhia da colega de treino Inês Henriques, Susana vai fazer agora treinos leves e mais técnicos para tentar melhorar alguns aspectos.
Ao treino intenso de hoje seguiu-se a recuperação. Susana entregou-se nas mãos da terapeuta Susana Nogueira, que habitualmente já a acompanha em Rio Maior.
Amanhã, a atleta vai acompanhar a prova masculina dos 20 Kms marcha. Susana vai aproveitar para ver, uma vez mais, as dificuldades do percurso e apoiar os dois atletas portugues em prova. Sérgio Vieira (que faz parte do seu grupo de trabalho) e João Vieira. O tiro de partida é dado às 9 da manhã, duas da madrugada em Lisboa.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Descansar também é preciso

Depois de uma manhã tranquila, em que até se cruzou com o Secretário de Estado do Desporto e o Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Susana almoçou na área de refeições da aldeia olímpica com outros atletas portugueses e Rosa Mota. A campeã olímpica da maratona em Seul 88 não se cansa de apoiar a delegação nacional em Pequim. O regresso ao plano de treinos dá-se amanhã.
Entretanto Susana já votou para a eleição da Comissão de Atletas Olímpicos à qual é também candidata. Uma votação que decorre em Pequim até ao final dos Jogos.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Treino, Adaptação, dia-a-dia por cá....
Cá estou na minha rotina até ao dia 21. Tudo vai rolando bem.
Temos treinado no circuito ao lado da Aldeia Olímpica, não fomos a Chaoyang fazer as repetições de 1km. Precisava de controlar o lactato etambém “pisar” o sintético, já que vamos ter sintético em competição, mas a distância e o tempo que perdemos não compensaria.
O Ambiente por aqui tem sido agradável, é claro que uns atletas sociabilizam mais que outros, mas dum modo geral é porreiro, somos muitos, naturalmente são muitos "mundos" diferentes.
A última novidade vem da roupa… a nossa roupa oficial do COP tem-nos dado alguns problemas de cor… ou seja algumas lavagens trazem surpresas nas cores… E a última novidade veio da Clarisse Cruz (3000m Obst)… é que se colocarmos roupa a lavar pela primeira vez durante umas largas horas em água e sal, nunca mais tinge!!! … Estranho, né?... mas alguns atletas já experimentaram e deu resultado! A Clarisse inclusive diz que quando vamos a uma tinturaria mudar a cor duma peça de roupa e se fizermos isso também funciona! Clarisse, Brigada! Fica aqui uma dica fixe.
Beijinhos.
Susana
domingo, 10 de agosto de 2008
Directamente de Pequim!


Estou encantada com a Aldeia Olímpica, das 4 edições que participei, esta é sem dúvida a melhor Aldeia em quase todos os aspectos, mais organizada, mais moderna, os quarto são agradáveis, camas de qualidade, é uma Aldeia Olímpica mais cuidada, nos arruamentos, nas estruturas, é realmente uma Aldeia bonita. Apesar da nossa Missão estar na ponta oposta do refeitório principal e dos transportes, que nos levam aos locais de treino e competições, o que nos faz andar um bocadinho várias vezes por dia quando não apanhamos o autocarro interno, mas é algo que se ultrapassa bem.


Mas como é um local para onde demoramos, desde a Missão até lá 45min, se tivermos a sorte de apanhar logo o autocarro (saem a cada 15min), torna o dia muito cansativo e inclusive a recuperação nunca é a mesma…Nesta sequência e não satisfeita com a rotina que estávamos a ter, procurámos algo perto da Aldeia… E encontrámos um sitio fenomenal, plano, todo em asfalto, com 1,5km e em que apenas temos de andar 5min a pé… e… já lá estamos! A Sara Moreira disponibilizou logo o seu GPS e fui junto com o treinador Paulo Murta medir o espaço… Confesso-vos que fiquei muito contente, pois o principal objectivo até à competição é fazer uma boa

Portanto até agora em termos de treino as coisas têm corrido como planeado e aos poucos vou sentindo a rotina dum modo mais controlado e mais fácil.
Beijinhos e até ao próximo contacto.
Susana
Adaptação corre bem

sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Susana treinou antes da cerimónia de abertura

Antes da cerimónia Susana treinou esta madrugada nas imediações da aldeia olímpica, pela primeira vez desde que chegou a Pequim. Começou assim a fase de adaptação ao piso e às condições climatéricas. Um treino que, de acordo com a própria, "correu bem". A marchadora esteve em directo ao telefone na edição da manhã da SIC e falou das dificuldades criadas pela poluição, mas reconheceu que a situação hoje está melhor.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Chegada a Pequim

A marchadora, que já conheceu outras quatro (Barcelona, Atlanta, Sidney e Atenas) considera a de Pequim "moderna, prática e bonita". Por isso, grande parte dos treinos de Susana Feitor vai

A maior novidade à chegada a Pequim prende-se com o piso em que se irá desenvolver quase toda prova dos 20 Kms marcha.
Ao contrário do esperado, na estrada não estará o convencional alcatrão, mas uma espécie de sintético com cerca de 4 centímetros que será novidade para os marchadores.


quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Previsão de especialistas aponta para sétimo lugar


Susana parte esta tarde

segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Últimos dias em Portugal
Amanhã, a marchadora desloca-se a Mafra para efectuar uma produção para a revista "Caras", que deve ser publicada em vésperas da prova na capital chinesa.
No dia seguinte, quarta-feira, dá-se então a partida de Lisboa, por volta das duas da tarde, rumo aos Jogos Olímpicos, os quintos da carreira de Susana Feitor.