terça-feira, 29 de julho de 2008

Recuperação do esforço... para treinar bem e... tentar evitar as malditas Lesões!

Olá,
Este é o tema que preocupa a todos os atletas, estejam eles de que nível estiverem!

Para nós em recta final da preparação para uma competição tão importante, ainda se torna mais relevante!

Para os atletas de longas distâncias, como são os marchadores, ou os corredores, ou triatletas, ou ciclistas, a preocupação pelos milhares de impactos e longa duração das sessões, são só por si razões mais que suficientes para que a "preocupação" seja permanente.

Os 2 objectivos mais relevantes são a recuperação do esforço, para que na sessão seguinte o corpo possa suportar novo treino e para em especial tentar prevenir as loucas das lesões.
Para além dos alongamentos e estiramentos, da suplementação que uso para reequilibrar as perdas do organismo, o banho de contraste quente e frio é um dos métodos que mais aprecio e que realmente me faz sentir mais leve. A juntar a este simples procedimento, não prescindo duma massagem de qualidade ou duma recuperação mais especifica em termos terapêuticos.

Aqui no CAR em Sierra Nevada, tal como em muito locais de treino em Portugal, há um local apropriado para o efeito, muito gelo e recipientes para os "mergulhos" dos membros superiores e membros inferiores.
Mas às vezes é necessário improvisar... com a vantagem de ter apenas 1,60m... uma piscina insuflável para crianças resolve o problema!! Água fria e gelo... 10min... e já está!
Para que não termos interrupções na recuperação, em especial dos meus músculos posteriores da coxa e dum pequeno "toque" que o Sérgio Vieira tem na sua coxa, em conjunto com os terapeutas e médicos do CAR, também os profissionais da equipa da Venezuela que estão aqui connosco tem sido uma boa ajuda e cá estamos nós com os terapeutas e médico.
O meu historial de lesões é muito elevado, não quero "dissertar" aqui as razões, mas sem dúvida que a melhoria deste aspecto e a ajuda de excelentes profissionais da área da medicina/recuperação desportiva, fez com que conseguisse treinar mais quantidade em determinadas fases, de melhor qualidade e menos vezes condicionada. Daí a grande preocupação em estar a estagiar ou a treinar diariamente em locais onde se pode recuperar com qualidade!
Beijinhos... Bom treino, exercício físico, mas cuidem sempre do vosso corpo!
Susana Feitor

1 comentário:

  1. Olá Susana :)
    O meu nome é Ana Leitão e sou marchadora da J.V. :)
    Estou a fazer um trabalho sobre a Marcha Atlética, e gostaria de saber se se importaria que eu "pedisse emprestado" este texto para o colocar no meu trabalho sobre formas como recuperar após um bom treino.
    Muito obrigada :)
    Ana Leitão :)

    ResponderEliminar