quinta-feira, 17 de julho de 2008

O pré-olímpico de Susana

Quando pisar a pista Carla Sacramento, no Seixal, no próximo sábado, Susana Feitor faz a última prova antes dos Jogos Olímpicos. A época começou bem com boas indicações na pista coberta. Os 12 minutos 46 segundos e 35 centésimos registados na pista de Pombal, a 5 de Janeiro, chegaram a liderar a lista mundial de 3.000 metros.
Um mês depois surgiu outra boa demonstração do estado de forma com um novo recorde nos 15 mil metros em pista. Susana fez 1h06m34s durante a Taça de Marcha do Algarve, prova disputada na pista de Quarteira.

Mas o grande desafio está na estrada e o Campeonato Nacional deixou imagem de uma Susana forte capaz de marchar abaixo de uma hora e 30 minutos. O Challenge Mundial começou no México com uma desistência, devido a dores de estômago. Foi o primeiro (e espera-se que único) percalço do ano. Foi, de facto, um acidente de percurso e isso ficou provado na segunda prova do circuito mundial. Em Rio Maior, Susana voltou às grandes exibições num grande prémio onde há muito desejava um bom resultado. Foi segunda, precisamente com a mesma marca conseguida nos nacionais, mas deu luta até final, mostrando que está competitiva no braço de ferro com as melhores mundiais.

Na Taça do Mundo o objectivo era ajudar Portugal e foi plenamente conseguido. Susana foi décima, novamente abaixo da hora e meia, com a selecção nacional a ser uma brilhante segunda classificada.
Não estava nos planos, mas um convite de última hora levou uma das mais consistentes marchadoras do circuito a Cracóvia, onde foi segunda, com mais um resultado de valia.

Daqui para a frente a competição foi relegada para segunda plano, estando todas as atenções centradas na quinta preparação olímpica. Estágios em Serra Nevada (Espanha) e San Moritz (Suiça) ocuparam as últimas semanas da atleta, que já em Abril tinha estado em Flagstaff (Estados Unidos). Até Pequim, Susana só marcha no Seixal e depois segue para o estágio final, antes de rumar à capital chinesa.
Para o registo ficam os tempos de Susana Feitor este ano nas provas de 20 Kms marcha:

Nacional de Estrada (Mealhada) 1h29m31s
Challenge de Rio Maior (Portugal) 1h29m31s
Taça do Mundo de Cheboksary (Rússia) 1h29m38s
Challenge de Cracóvia (Polónia) 1h30m36s

Sem comentários:

Enviar um comentário