quinta-feira, 11 de março de 2021

 O que vai ser do nosso desporto? 

Estamos muito preocupados 😔

O campeões de hoje, foram outrora jovens praticantes. Os nossos idosos cheios de vitalidade, foram ativos de um modo equilibrado uma vida inteira... O setor desportivo, exercício físico e atividade física, precisa da atenção que não está a ter. E nestes tempos de confinamentos, pode ser a "pílula milagrosa que necessitamos"???... sim, pode!

Estamos muito preocupados! 😔

..........

Concordo com as medidas de segurança, com a maioria das restrições, enquanto a pandemia está ao rubro, para evitar o colapso dos serviços de saúde e que mais gente morra pelo ataque dos vírus Corona. E ao ver como outros países com menos números de infectados impõem as suas restrições, até considero que Portugal atua atrás do prejuízo ou das pressões das várias classes. Confesso que vejo algumas decisões com estranheza. O pior nesta situação toda é discrepância nas restrições impostas. Ver por exemplo os cabeleireiros fechados quando os dentistas estão abertos. Por serem de áreas diferentes? Mesmo com a justificação da necessidade essencial 🤔... Ver os parques infantis fechados e depois ver na TV os políticos a andarem em grupo de um lado para o outro, com máscaras sim, mas onde está a necessidade primária? 

São muitas as incoerências e difíceis de entender, que naturalmente leva á revolta de muita gente e alimenta os argumentos dos negacionistas a tudo isto. Mesmo com a evidência científica a justificar os cuidados. Só que o respeito socialmente responsável não é abundante e a algumas pessoas "dá-se-lhe um dedo e levam o braço todo"... Se houvesse mais respeito pelo próximo, tudo seria tão diferente! 

E no meio disto tudo está a atividade física, o exercício físico e o desporto... por exemplo, hoje é sábado, tava sol, nunca vi tanto "desportista" nas ruas de Rio Maior, uns com máscara, outros sem, mas todos os que vi iam sozinhos ou com a distância devida, iam na sua atividade e sem o convívio habitual que estas atividades permitem. Mas foram fazer a sua atividade... E ainda bem! 

Escrevo isto tudo porque a meu ver e conhecendo bem o meio desportivo sei o bem estar físico e mental que as rotinas ativas provocam, sei bem quem inicia e ganha o hábito torna-se mais saudável, logo com menos necessidade de apoio médico, sei também que sociedades com níveis maiores de prática desportiva não têm os nossos índices de obesidade, logo a começar nas crianças, ou têm problemas cardiovasculares como temos em Portugal, ou tanta velhice dependente e pouco autónoma... Todos sabemos que todas as pessoas de todas as idades beneficiam com esses hábitos... Ora, posto isto, será que a atividade física, o exercício físico e a prática desportiva são ou não atividades primárias que reforçam o bem estar social? E por isso são uma necessidade? 🙌🏻😌

Será ou não possível ter as atividades nos clubes mesmo cumprindo as restrições? 

Tempos de COVID... Não é fácil, sei... Mas é possível, haja respeito pelo espaço e higiene!

A situação está a causar danos graves em quase todos os setores e o desporto não escapa... se a renovação de gerações de campeões era difícil, agora com estas indefinições fica quase impossível. E nós, ex-atletas, atletas de alto rendimento vemos o futuro com muita preocupação, apesar das atividades de elite, nesta altura, estarem salvaguardas legalmente e com os seus apoios mantidos, e bem diga-se!, como é que no final disto vamos recuperar o tempo que se está a perder? 

Como é que o nosso desporto vai resistir? 

Por isso mesmo é que mais que nunca o setor precisa de atenção, de estar unido, para não "morrer" e para que continue a desempenhar a sua função social, medicinal, comunitária... 🙏🏻

Sem comentários:

Enviar um comentário