sábado, 28 de fevereiro de 2009

Primeira semana em Flagstaff

Flagstaff é uma pequena cidade americana sita no estado do Arizona, a hora e meia de uma das mais fantásticas maravilhas do mundo, o Grand Canyon.
Flags está a 2100m de altitude, o que tem feito desta cidade um dos locais escolhidos por atletas de todo o mundo para estágios das mais variadas modalidades, em especial atletismo e natação. São exemplo disso Paula Radcliffe (corredora Britânica de 10 mil e maratona) ou Kjersti Platzer (Prata em Pequim nos 20km Marcha) e o seu irmão Erik Tysse, ambos marchadores noruegueses e com quem treinamos habitualmente aqui em Flagstaff e no estágio de Verão em St. Moritz (Suíça).

É bom estar de volta, em especial nesta altura do ano em que não temos locais em altitude alternativos sem neve na Europa. Treinamos habitualmente num circuito de 3 kms, situado num bairro simpático tipicamente americano, mas quando temos treinos um pouco maiores deslocamo-nos 5 minutos de carro até uma estrada no meio da floresta de acesso ao Walnut Canyon Park, com 4,5 kms. Para correr, utilizamos uma estrada de terra batida que sai directamente do bairro e estende-se floresta a dentro vários quilometros. Para o trabalho de reforço muscular, recorremos ao Flagstaff Athletic Club, que também fica na mesma área.

Sabe bem vir até cá, não só pelo objectivo altitude e pelo clima, mas em especial também porque sabe bem mudar um pouco o local de treino. Estar em grupo com os Platzer’s também é estimulante, pois treinarmos com atletas de elite que têm objectivos similares aos nossos, ajuda-nos na luta pelos mesmos propósitos.

A primeira semana passou rápido, a adaptação está ser como previsto. É uma semana especial por estarmos a 2100 m, pois o esforço no treino deve ser progressivo e, por isso, só hoje fiz o meu primeiro treino mais intenso, 22 kms no circuito de 4,5km da floresta. É um circuito relativamente uniforme “sobe e desce” e no meu caso bastante proveitoso, pois para além de treinar a resistência também faço reforço especifico. Apesar de sentir alguma dificuldade na adaptação respiratória, treino correu bem, respondi bem ao ritmo e respectiva frequência cardíaca. O clima ajudou, estava frio mas com um sol muito agradável.

Estou satisfeita com a primeira semana a 2100 metros!

Susana Feitor

Sem comentários:

Enviar um comentário