segunda-feira, 29 de março de 2010

Susana nas "Tardes da Júlia"

Susana Feitor é esta tarde convidada do programa "As Tardes da Júlia", na TVI. A marchadora vai falar das várias fases da sua carreira, que já leva mais de 20 anos na alta competição. O caso de Susana é abordado num segmento do programa, em que Júlia Pinheiro vai abordar as várias diferenças entre homens e mulheres em diversas áreas, sendo o desporto uma delas.

domingo, 21 de março de 2010

De volta à estrada

Está consumado o regresso de Susana Feitor aos treinos de marcha, ja sem grandes limitações. Durante a última semana a marchadora já se fez à estrada com o habitual grupo de trabalho e, a pouco e pouco, começa a notar evoluções. Apesar disso, mantém o trabalho específico para recuperar a força e proprioceptividade do ombro (recorde-se que a lesão de Susana foi causada por um fractura no braço, que levou à imobilização do membro importante para o decurso da marcha). A boa forma há-de voltar, mas não a tempo do Grande Prémio de Rio Maior, prova que integra o Circuito de Marcha da IAAF e que este ano realiza-se a 10 de Abril. Ainda assim, se tudo correr como o esperado, a atleta conta estar em condições de ser selecionada para a Taça do Mundo de Marcha, um mês depois (15 de Maio), no México.

domingo, 7 de março de 2010

Susana já marcha

Depois da paragem forçada, devido a uma fractura no braço, Susana Feitor voltou esta semana a marchar, ainda que apenas com o recurso a passadeira, para melhor controlar o regresso à actividade. Ao mesmo tempo, os exercícios de recuperação muscular também são fundamentais, nomeadamente ao nivel do ombro e braço, que estiveram inactivos. A prioridade neste momento é recuperar a musculatura que está atrofiada devido à imobilização e retomar aos poucos o gesto de marcha, de um modo correcto, e evitar fazer movimentos bruscos que possam provocar lesão. Ao mesmo tempo, Susana mantém ainda o treino de bicicleta e já consegue fazer alguns exercícios isométricos ao nível dos musculos da cintura escapular (ombros e costas). A paciência nesta altura é muito importante para recuperar da lesão em condições e não apressar um regresso prematuro à competição, algo que só deverá acontecer em Maio, pelo que a participação no Grande Prémio de Rio Maior está afastada.

terça-feira, 2 de março de 2010

Exposição em Odivelas

Enquanto se prepara para retomar os treinos nos próximos dias, ainda a recuperar da fractura num braço, Susana Feitor tem aproveitado as últimas semanas para marcar presença em vários eventos relacionados com a actividade desportiva. Uma das acções em que esteve foi a inauguração de um exposição sobre olimpismo em Odivelas, no centro de exposições da cidade. Foi lá que foi abordada por muitos alunos ( acção destina-se principalmente à população estudantil) e distribuiu autografos ao lado do medalhado olímpico Mário Quina, prata em Roma 60.