domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vera Santos campeã

Vera Santos (JOMA) venceu o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada esta manhã em Olhão, no Algarve, com um tempo que demosntra já um avançado estado de forma e que confirma os 12'32'' conseguidos ha uma semana em pista coberta, que contituem a melhor marca mundial do ano nos 3000 metros. Vera cumpriu os 20 Kms em 1h30'09'' e ganhou com mais de dois minutos de vantagem sobre as segunda e terceira classificadas, Ana Cabecinha (COP) e Inês Henriques (CNRM), respectivamente. Maribel Gonçalves (Maritimo) ficou muito longe das da frente. Na prova masculina de 20 Kms, Sérgio Vieira (CNRM) sagrou-se campeão, depois do seu irmão João ter desistido aos 15 quilómetros, quando seguia na liderança com o francês Moulinet Bertrand, que viria a vencer a prova que contava para o circuito de marcha da Associação Europeia de Atletismo.
Nos 50 Kms, o favorito António Pereira (JOMA) também desistiu quando liderava. A vitória sorriu a Dionisio Ventura à frente de Jorge Costa e Luis Gil. Na globalidade os tempos foram modestos, excepção à grande marca de Vera Santos, ainda para mais em condições climatéricas adversas.

20 Kms Femininos

1ª Vera Santos (JOMA) 1h30'09''
2ª Ana Cabecinha (COP) 1h32'26''
3ª Inês Henriques (CNRM) 1h33'47''

20 Kms Masculinos

1º Sérgio Vieira (CNRM) 1h28'36''
2º Pedro Isidro (SLB) 1h28'43''
3º Augusto Cardoso (FCP) 1h29'56''

50 Kms

1º Dionisio Ventura (F. Alentejo) 4h06'07''
2º Jorge Costa (CTT) 4h14'34''
3º Luis Gil (Maritimo) 4h14'54''

Luis Lopes e Ana Claudia Conceição sagraram-se campeões de sub23, e Diogo Henriques e Daniela Cardoso conquistaram os titulos de juniores.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Campeonato Nacional sem Susana

Susana Feitor, ainda a recuperar de um braço partido durante um treino, é a grande ausente dos 20 Kms femininos do Campeonato Nacional de Estrada, que se realiza amanhã em Olhão, no Algarve. De resto, todas as principais marchadoras nacionais vão marcar presença no circuito, que dentro de um ano será palco da Taça da Europa. A grande expectativa está em saber se Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior) está em condições de revalidar o título alcançado o ano passado, face ao regresso de Ana Cabecinha (Clube Oriental do Pechão) e, principalmente, ao que conseguirá fazer Vera Santos (JOMA), quinta no Mundial de Berlim. Será igualmente interessante avaliar como aparecem Maribel Gonçalves (Maritimo) e a lituana Kristina Saltanovic (FCP), que teve em 2009 uma das suas melhores temporadas. A prova conta também para o circuito de marcha da Associação Europeia de Atletismo, pelo que alinham outras atletas como as suiças Laura e Marie Polli e a checa Zusana Schindlerova.
Na prova masculina, a vitória deverá ser discutida entre os gémeos Vieira (CNRM), sendo certo que João tem sido mais consistente que Sérgio. No segundo pelotão destaque para Augusto Cardoso (FCP), Pedro Isidro (SLB) e o jovem Luis Lopes (CNRM).
João Vieira surge também na lista de inscritos dos 50 Kms, onde também terá opção de vitória, apesar da forte oposição de António Pereira (JOMA), Dionisio Ventura (FAMAFA), Jorge Costa (CTT) e Pedro Martins (CAS).